terça-feira, 25 de outubro de 2011

Minha gordinha está febril

Ontem postei sobre a consulta médica da Giovana e que ela aproveitou para tomar as vacinas do 2° mês de vida da baixinha. Foram 3 vacinas, isso que fizemos na rede particular pois algumas vacinas estão combinadas com outras, diminuindo o número de picadas ou gotinhas. A consulta foi no final da manhã, a Giovana ficou a tarde todo chorosa, só querendo colo. Pegamos o termômetro e ela estava com 38°, ok ok, sei que pode parecer pouco, mas como sou mamãe de primeira viagem e essa foi a primeira febre dele liguei para o pediatra, ainda bem que ele é um fofo, querido, que sempre atende e consegue nos acalmar. Resultado a Gio esta tomando paracetamol para bebês.

Nossa filha é um anjinho, mesmo com febre, vocês acreditam que ela dormiu no bercinho dela das 23h até as 5:20?? Mesmo horário dos últimos dias, eu e meu marido estávamos achando que seria uma noite daquelas, pois ela passou o dia chorando, mas ela nos surpreendeu .... amadinha!!!!!

As vacinas que tomamos:
DTP + Hib: Primeira dose. Contra difteria, tétano, coqueluche e infecções provocadas pela bactéria Haemophilus influenzae tipo b. É gratuita em postos de saúde. Os especialistas da Sociedade Brasileira de Pediatria recomendam, no entanto, quando possível, a versão tríplice acelular (DPaT), por ter menos risco de efeitos colaterais. Ela está combinada com outras vacinas, reduzindo o número de picadas. Essa formulação não é encontrada de rotina nos postos de saúde. 

  • Modo de aplicação: Picada no músculo lateral da coxa (intramuscular). 





  • Pólio: Primeira dose. Previne a poliomielite, ou paralisia infantil. A vacina dada gratuitamente nos postos de saúde é a oral (VOP, ou Sabin), a da gotinha. A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda, pelo menos nas duas primeiras doses, a versão pólio inativada (VIP ou IPV, conhecida como Salk), que é aplicada na rede particular em combinação com a DPaT com Hib e às vezes com a da Hepatite B (5-valente ou 6-valente), todas na mesma agulhada. 
    Modo de aplicação: A vacina oral (Sabin) é em forma de gotinha. Já a Salk é dada com picada no músculo da lateral da coxa, dentro da formulação 5-valente ou 6-valente. 




  • Rotavírus: Primeira dose. Evita infecções pelo rotavírus, que causa vômito e diarreia. A vacina monovalente é dada de graça nos postos de saúde. Na rede particular, também existe uma versão que protege contra mais tipos de vírus, mas o esquema completo será de três doses, em vez de duas. 
  • Modo de aplicação: gotinhas. 




  • Pneumocócica conjugada: Primeira dose. Evita alguns tipos de pneumonia e outras doenças causadas pela bactéria pneumococo. Passou a fazer parte do Programa Nacional de Imunizações em 2010. 
  • Modo de aplicação: picada no músculo lateral da coxa (intramuscular). 





  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário