quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

10 mandamentos para fazer seu filho comer sem sofrimento

Eu me preocupo muito com a alimentação da Giovana, tenho ciência de que, um dia, ela vai tomar refrigerante e comer frituras, mas enquanto eu puder adiar, eu vou fazer, pois quero que minha filha tenha uma alimentação saudável, e sim, existem muitas coisas gostosas e saudáveis. Cuido da alimentação dela desde a gravidez, sigo cuidando agora nas papinhas, cozinho sem sal, dou muita fruta, sem açúcar e só uso papinhas prontas em casa de emergência. Minha mãe cuidou da minha alimentação e hoje sei que devo isso a ela, e quero fazer o mesmo pela minha filha.

A Giovana é pequena, sei que ainda estou na teoria e que na prática tudo é diferente, mas a preocupação e o cuidado já estão aí. Recebi este texto por e-mail, de uma amiga querida, não sei de quem é a autoria, mas gostei bastante das dicas e vou usar (ou tentar) com a Giovana, espero que gostem:

1. Respeite os horários das refeições

Nem sempre é fácil cumprir o cronograma, é verdade. Mas não há pesquisa sobre alimentação que deixe de ressaltar a importância da rotina para as refeições. A criança deve se alimentar seis vezes por dia (café-da-manhã, lanche, almoço, lanche, jantar e lanche). E quanto mais acostumada com uma rotina, melhor ela irá comer. O problema ocorre quando uma dessas refeições cai bem no momento de uma brincadeira... Aí não há prato que faça seu filho largar o que está fazendo. Nesse caso, seja claro: se não comer naquela hora, terá de esperar pela próxima refeição (mesmo que você tenha de adiantá-la um pouquinho...).

2. Dê o exemplo

Quer uma criança que não faz cara feia para o brócolis? Coma o vegetal com vontade. Não pense que vai criar um filho fã de frutas e verduras se você só come no fast-food.

3. Não faça malabarismos

A criança precisa aprender que comer é importante, e gostoso! Ela precisa experimentar e sentir os sabores dos alimentos.Aviõezinhos, brinquedos e televisão acabam distraindo, realmente, a criança daquilo que ela deveria fazer. Segundo várias pesquisas, esse é um passo grande para a obesidade.

4. Desenvolva o gosto de sentar-se à mesa

Quando a família estiver em casa, aposte em refeições coletivas. Seu filho vai associar a hora de comer à satisfação da convivência com a família. E ainda aprender como se comportar, seguindo seu exemplo, ao usar os talheres, cortar os alimentos etc.

5. Comer = Prazer

A hora da refeição deve ser séria, mas não rígida, ou você transformará a mesa em um verdadeiro campo de guerra. Tudo bem deixar seu filho comer na sala uma vez ou outra. Vale até programar um dia de DVD com jantar na sala... Ah, de vez em quando pode sim!

6. Não transforme guloseimas em prêmio

Sabe aquela famosa frase “Se você comer tudo, ganha sobremesa”? Risque do seu repertório. Falando isso, a criança associa o que está comendo a um sacrifício, e o “prêmio” fica ainda mais apetitoso.

7. Inclua-o na preparação da refeição

Peça a seu filho que ajude a separar os ingredientes, colocá-los dentro da panela, arrumar a mesa etc. Ele vai ficar ansioso para provar as delícias que fez.

8. Um cardápio para todos

Depois que seu filho passar da fase da papinha, pode comer a mesma comida da família, com o tempero da casa.

9. Considere a diferença entre lanche e refeição

O café-da-manhã, almoço e jantar são as refeições maiores do dia e não devem ser substituídas por lanches. A não ser em um dia especial. Mas vá de receitas saudáveis.

10. Faça uma horta

Plante tudo que o tamanho de seu quintal permitir ou use vasinhos de tempero. Seu filho vai adorar regar a planta, vê-la crescer, colher e, claro, comer tudo!

4 comentários:

  1. Cuide sim querida ... E bom sinal e um dia ela agradecera' a si e fara o mesmo pelas suas crias. Bj

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o teu post e vou tentar colocar em prática quando chegar a hora certa. O meu filhote já gosta de estar sentado ao nosso colo a ver-nos tomar o pequeno-almoço e é obvio que assim faz porque ele é o primeiro a comer (mamar) eheheh. Tens uma filha liiinddaaaa !

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas, a Emilly logo logo vai começar a comer, e também vou cuidar muitoo da alimentação dela.
    Bjo!

    ResponderExcluir