sexta-feira, 2 de março de 2012

Como escolher as frutinhas

Eu sempre gostei de comer frutas, mas depois que a Giovana nasceu tenho me preocupado mais na escolha das frutas, e também na diversidade, estou sempre dando frutas diferentes para a Gio provar (de acordo com a liberação do pediatra - na maioria das vezes - hehehe, algumas vezes dou por conta e risco). Bem, o que eu quero contar, é que achei no site baby center várias dicas de como escolher as frutas, que vou compartilhar com vocês, algumas eu já sabia, mas tem várias que são novas para mim.

Abacaxi: O cheiro do abacaxi no ponto certo para consumo geralmente é perceptível e gostoso, e a casca fica com uma coloração amarelo-dourada e mais macia. Manchas escuras indicam que já passou do ponto. 
Benefícios: É digestivo e rico em vitamina C e minerais, que ajudam na hidratação. 

Banana: Se for comprá-las ainda verdes, têm que ser firmes, sem manchas pretas ou partes moles. Para amadurecê-las, coloque as bananas em um local iluminado ou dentro de um saco de papel escuro (ou jornal). Para comer logo, é melhor selecionar as amarelas com alguns pontinhos marrons ao longo da casca. 
As bananas não podem ser colocadas na geladeira, porque ficam danificadas quando expostas a temperaturas abaixo de 12 graus Celsius. Durante o processo de amadurecimento, elas emitem um gás natural chamado etileno, por isso é melhor mantê-las longe de outras frutas se não quiser que elas amadureçam logo. 
Benefícios: Alto valor energético e rica em potássio, além de vitaminas do complexo B e C. Entre os tipos mais comuns no Brasil, a banana-maçã é bastante recomendada para bebês, por seu sabor mais suave e por ser menos alergênica (só evite no caso de prisão de ventre) 

Laranja: As mais pesadas indicam que estão mais suculentas. Manchinhas marrons são comuns e não afetam o sabor. Dependendo do tipo, a casca é amarelo-esverdeada, como a laranja-pêra, ou bem amarela, como a laranja-lima (menos ácida e mais indicada para bebês). 
Benefícios: É rica em vitamina C, um antioxidante que protege o corpo contra uma série de infecções e doenças, entre elas alguns tipos de câncer e problemas cardíacos, além de conter proteínas e fibras. Pode ser considerada também um fator antianêmico, já que a vitamina C facilita a absorção do ferro dos alimentos. 

Maçã: Procure as mais firmes e coloridas. Evite as que estiverem amolecidas, com manchas ou machucadas. As variedades Gala e Fuji são firmes, crocantes, suculentas e doces. As maçãs verdes costumam ser mais ácidas e azedinhas. 
Benefícios: Ótima fonte de vitaminas do complexo B, C e E, além de potássio e fibras. É uma das frutas mais usadas para combater a diarreia  

• Mamão: Disponível o ano todo, tem que ter coloração verde-amarelada ou amarela. Quando maduros, são firmes, porém cedem ao toque (amassam um pouquinho). Evite os muito moles ou que tenham manchas brancas ou pretas na casca. 
Benefícios: É uma fruta rica em minerais, como ferro, fósforo, cálcio e potássio, além de conter vitaminas A, B e C. Por suas propriedades laxativas, é muito utilizado em casos de prisão de ventre 

Manga: A fruta tem que estar firme, mas ceder ligeiramente quando apertada. Evite mangas que estejam moles demais, com manchas pretas ou machucadas. Dependendo do tipo da manga, a casca é verde-amarelada, alaranjada ou avermelhada. Para amadurecê-las mais depressa, coloque em um saco de papel escuro (ou jornal) junto com uma outra já madura (ou banana). O cheiro da fruta madura é adocicado. 
Benefícios: Rica em vitamina A, além de ferro, fibras, cálcio, fósforo e potássio. Tem também ação laxativa. 

Melancia: As melancias costumam estar disponíveis o ano todo, só que as colhidas no verão costumam ser mais doces. Selecione as mais firmes, pesadas, simétricas e que não tenham machucados ou rachaduras. 
Benefícios: Por conter mais de 90 por cento de água e ainda sais minerais, é uma fruta boa para a reidratação  

Melão: Se ainda estiver com um cabo, é sinal de que não está maduro. Tem que exalar um cheiro doce e agradável. A maioria dos melões precisa ficar em casa de dois a quatro dias, em temperatura ambiente, para amadurecer. 
Benefícios: Ótima fonte de vitaminas do complexo B e C, além de fibra e potássio. Funciona como diurético e laxante natural. 

Morango: Compre as frutas ainda com o cabinho, e que estejam firmes e bem vermelhas. Evite morangos com partes batidas, escuras, esbranquiçadas ou com início de mofo branco (parecem uns "pelinhos"). Prefira os orgânicos, pois, geralmente, são frutas com alto teor de agrotóxicos. 
Benefícios: Rico em vitamina C e sais minerais, especialmente potássio. 

Pêra: Procure as mais firmes e sem nenhuma mancha na casca, porque se trata de uma fruta muito delicada e suscetível a apodrecer com qualquer batidinha. A cor depende do tipo, variando de amarelo-claro a vermelho ou marrom (no caso da pêra asiática). 
Benefícios: Fonte de carboidratos, potássio e vitaminas A e C. 

Pêssego: A casca mais madura deve ser aveludada e com coloração amarela, com um toque avermelhado e sem pontos marrons e moles. As frutas duras demais geralmente não chegam a amadurecer. 
Benefícios: Boa fonte de carboidratos, vitaminas A e C, além de minerais como potássio, fósforo, magnésio e cálcio 

Uva: Escolha as que tiverem com as hastes verdinhas, flexíveis e que não estejam despencando do cacho. Hastes marrons e com a fruta caindo são sinais de que já estão maduras demais. 
Benefícios: Contém minerais como cálcio, potássio, fósforo e magnésio e apresenta efeito levemente laxante e diurético. 

5 comentários:

  1. Oie.A Maria come muito bem frutas agora...a primeira colherada faz cara feia...mas depois come tudinho.Faço sempre o suco de melancia Taissa,ela adora.E banana e mamão tbém come bem.E agora dei `pêra.rs...Bjo em vcs duas.Bom findi.Jamile *-*

    ResponderExcluir
  2. Nossa o Theo ama todas as frutas...e concordamos que é ótimo né.....bjus

    ResponderExcluir
  3. Vou precisar muito desse post!!! A Emilly vai começar a comer frutinhas!!! Valeu a dica!
    Bjo!!

    ResponderExcluir
  4. Suuuuuuuuuuper dicas, querida!!! Vou deixar tudo salvo aqui pra usar sempre! Beijos
    www.jeitinhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Super legal as dicas eu ia precisa deste post a 3 meses atraz mais mesmo assim ajudou bjuuuuuuuuuuuuuus!

    ResponderExcluir