quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Amamentação

Quando eu ainda estava grávida lia muito sobre amamentação, no final da gravidez eu só ficava pensando se teria leite, se iria doer, preocupações de mãe de primeira viagem. Eu estava no hospital tomando anestesia e quando fui deitar minha obstetra falou: "Nossa!!! Já esta saindo colostro", fui ver e a roupa do hospital estava molhada nos seios, totalmente sem charme .... hehehehehe.

Na sala de recuperação colocaram a Giovana no meio peito, mas a pitoca só queria saber de dormir. Ela foi mamar só quando chegamos no quarto. E aí começou tudo, ela abria pouco a boca e não estava com a "pega" boa, as enfermairas (maravilhosas) ajudavam e aí ela mamava tranquila. Dos 3 dias que fiquei na maternidade, chamei as enfermeiras em quase todas as mamadas. Não tenham vergonha e aproveitem esse serviço, peguem muitas dicas.

Saí da maternidade com o bico do seio todo machucado, meu Deus, como dói para amamentar ... era é única coisa que eu pensava, mas a recompensa de alimentar minha filha e ver a carinha dela satisfeita de barriga cheia, valia todo o sacrifício. Quem ainda está nessa fase ... calma!!!!!!!!!! Nem tudo está perdido, essa dor durou apenas 15 dias e hoje é uma delícia amamentar, não dói NADINHA.

Cuidados que tive para curar o seio:
  • Conchas de Silicone para amamentação (usei a marca salvemilk), elas possuem furinhos para que o seio não fique abafado e ainda de quebra tem um espaço para armazenar o leite que sai. No meu caso eu tinha que esvaziar a cada 30min, pois tenho muuuuuuuuuuuito leite. Ah, importante para quem tem muito leite, cuidado ao se abaixar pois vaza leite pelos furinhos. Eu dormia com as conchas também (nada confortável, mas era necessário)
  • Declair - loção oleosa (ganhei na maternidade), usava sempre depois de amamentar, não precisa tirar para a próxima mamada. Apenas uma gota é o suficiente
  • 15 min de Sol, nos dias que fazia sol (aqui no sul, no inverno, foram poucos), eu fiquei com os seios de fora pegando sol no quarto .... hehehehe. Muito cuidado, levem sempre uma toalha, pois enquanto fica pegando sol, o leite fica vazando.
Hoje a Giovana já tem a "pega" boa e meus seios não racharam mais, ainda uso as conchas (as vezes) para deixar o seio respirar, mas passo a maior parte do tempo apenas com os protetores de seio. Como sobrou o declair, uso 1 vez ao dia, sempre depois do banho.
Mamães, se por acaso o bico do seio de vocês machucar, não se desesperem e não deixem de amamentar, essa dor dura poucos dias e alimentar nossos bambinos, não tem preço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário