quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Um pouco da Cultura Judaica

Hoje inicia o ano novo judaíco, não me considero judia, pois conheço pouco da cultura, mas como nasci de ventre judeu, sou judia .... e assim é com a Giovana também. Com a chegada da pequena estou tendo mais interesse em conhecer a cultura, para poder passar para ela. Então nada melhor do que começar com um dos feriados mais importantes para nossa religião.



Rosh há Shaná (literalmente “Cabeça do Ano”, em Hebraico), é o Ano Novo pelo calendário judaico. Em 2011, ele tem início na noite do dia 28 de setembro. Estará começando o ano judaico de 5772.
Tradicionalmente, na noite do Rosh ha Shaná os judeus vão à sinagoga rezar e ouvir o toque do shofar, uma espécie de berrante feita com chifre de carneiro. O som do shofar anuncia a chegada de um novo ano. Ao final das orações, as famílias se reúnem em volta de mesas de jantar com diversas comidas típicas da ocasião. Vários alimentos simbólicos são ingeridos na refeição da primeira noite de Rosh ha Shaná, e um pedido é recitado para cada alimento.

Minha mãe veio aqui pra casa e comemos Maça (um dos alimentos simbólicos). Mergulhamos uma fatia de maçã doce no mel, recitamos a bênção da fruta (Borê Peri Haêts) e falamos: "possa ser Tua vontade renovar para nós um ano bom e doce".

Para os judeus, também esse período marca o tempo em que  Deus define o futuro das pessoas para o próximo ano. Na tradição milenar hebraica, nessa época do ano Deus escreve ou não em seu “livro da vida” o nome das pessoas para o próximo do ano. O  Yom Kipur (7 de outubro) é o ápice disso, quando Deus faz o julgamento . 

Yom Kipur é o dia mais solene do ciclo festivo anual. Um dia dedicado à limpeza e recuperação da pureza espiritual através do jejum e celebrações religiosas.


SHANA TOVA!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário